Uma colega blogueira escreveu em seu blog um texto cujo título é "Igreja Hipócrita". De acordo com as queixas que ela citou sobre a Igreja eu respondi no blog dela mesma o que penso sobre o assunto. Mas, vai que ela resolve apagar minha resposta, afinal, o blog é dela...
...Então, querendo deixar registrada minha opinião, estou deixando aqui em meu blog a resposta que postei no blog dela. Sem muitas explicações, entretanto, sobre a questão inicial levantada por ela para cada uma das partes das minhas respostas, o texto foi sobre algumas coisas relacionadas a posição da Igreja na celebração da cerimônia do sacramento do matrimônio. Só quero mesmo é deixar registrado.
E... só pra deixar claro: Igreja Hipócrita?! Nã na ni na não!! Alguns membros e pessoas do clero hipócritas? Infelizmente esses eu não posso negar que existam, mas, Deus julgará cada um pessoalmente por suas ações, então, as pessoas e suas atitudes, pelo menos hoje, e peço a Deus que assim permaneça, não abalam minha fé! Eu sei em quem ponha minha confiança: Deus!
Segue minha resposta na íntegra.
é...desculpa vim aqui em seu canto pra dar minha opinião também.
Mas sou católica e conheço pelo menos um pouco minha fé e minha Igreja. Por isso venho falar.
Mas sou católica e conheço pelo menos um pouco minha fé e minha Igreja. Por isso venho falar.
1 - Para quem vive a fé diariamente consegue entender as regras e detalhes exigidos para a cerimônia. Tem coisas que poderiam ser retiradas sim, mas se são colocadas para cumprirmos e mesmo assim nós optamos por seguir adiante para o sacramento do matrimônio na Igreja, dou o assunto por encerrado. No máximo, se não concordo, converso com pessoas que comungam da mesma fé e com os padres que são meus amigos para externar e ver se tem algo que pode ser mudado, mas nada de ficar cantando aos 4 ventos.(E não te recrimino por ter feito isso, afinal, vc não é católica, mas eu preservo minha Igreja, porque sou Igreja).
2 - Fico triste quando ouço pessoas dizerem o que vc disse aqui: vou casar na Igreja só por causa das fotos ou do sei lá o que, e não pelo principal motivo que é o sacramento, com a benção de Deus através do sacerdote.
3 - Acho que se você dissesse tudo isso que disse aqui ao padre ele pensará 10 vezes se ainda quererá realizar seu casamento, afinal, você não crê no sacramento.Por outro lado, acho que ainda assim ele possa realizar pelo fato de a Igreja não poder negar sacramento a ninguém que o peça...
4 - Essa história das taxas são pra manutenção do templo. Vamos lá, hoje em dia as pessoas não contribuem com o dízimo na Igreja católica como outrora, e como é que a Igreja vai pagar a água, energia, zelador, secretária, manutenção diária e lá se vai? Só o dízimo das pessoas que participam ativamente hoje em dia não dá pra arcar, você entende?! Concordo que tem igrejas que abusam, o meu paróco mesmo tem feito de tudo pra reduzir ao máximo as taxas e quer chegar ao dia em que não cobre nada, para isso, faz uma campanha forte para que as pessoas sejam dizimitas fiéis. Se o dízimo suprir as necessidades não tem porque cobrar mais taxas. Agora, na atual realidade de contas para pagar que a Igreja tem, a pessoa não participa da comunidade e não contribue com nada, no dia que vai pedir um sacramento também não quer contribuir?! É um caso a se pensar não é?! Mas quanto aos valores cobrados concordo mesmo que não podem ser abusivos.
5- Sobre os católicos mais simples e praticantes que queiram se casar na igreja, saiba que a Igreja olha sim por eles, sou testemunha disso. Cada caso é um caso e para quem não tem condições, uma boa conversa com o padre resolve tudo isso, afinal, para essas pessoas que frequentam a paróquia, o padre as conhece, e ele sabe que o importante é o sacramento e com certeza não as deixarão sem o mesmo por causa de taxas, e outra maneira para quem preza pelo sacramento são os casamentos comunitários.
Eu participarei disso, minhas taxas pelo que vejo serão bem menores que as suas, mas sei da importância delas. Participarei disso com todo o meu coração. Feliz e saltitante! Conto os dias!
Abração, espero não entrar em atrito com vc, apenas, me senti no direito de também expressar minha opinião! : )
oieee
ResponderExcluirah amiga, percebi que vc tbm participa do movimento de Emaús não é mesmo? Eu tbm participo!
Nosso grupo se chama Santo Anjo!
http://gruposantoanjo.blogspot.com/
beijoo
É isso Chris, quem não participa e não conhece não deve e não pode opinar. Que pena!
ResponderExcluir